segunda-feira, 5 de outubro de 2009

5 de Outubro - Dia Mundial do Professor

Para assinalar o aniversário da Recomendação de 1966 da Organização Internacional do Trabalho e da UNESCO (Organismo Especializado da ONU para a Educação, Ciência e Cultura) referente aos Estatutos do Professor, um documento que descreve detalhadamente as competências, direitos e responsabilidades, comemora-se a 5 de Outubro o “O Dia Mundial do Professor”.
Do texto constante do site da UNESCO para assinalar, este ano, este Dia Mundial, sublinho duas ideias sobre as quais considero importante reflectir:“Todos os anos, o Dia Mundial do Professor chama a atenção para o papel central que os professores têm em assegurar o direito à educação de qualidade para todos.”
“Nos tempos de hoje exige-se muitos dos professores. No nosso mundo de mudança rápida e interdependente, os professores não só têm de assegurar que os estudantes adquiram competências sólidas em assuntos básicos, mas também que se tornem cidadãos local e globalmente responsáveis, ganhem à vontade com as novas tecnologias e que estejam aptos a decidir sobre saúde, ambiente e outros desafios. Os professores têm um papel importante em transmitir o conhecimento, atitudes e valores que os ajudem a entender o mundo e a tornarem-se agentes de mudança.”Fazer qualquer comentário sobre estas matérias no contexto nacional, seria naturalmente motivo para eventuais polémicas sobre as opções governativas e sobre as reivindicações dos docentes nesta área, que julgo não constituírem estes o momento nem o espaço mais oportunos.Assim, opto por relembrar as palavras retiradas da intervenção de Nikki Sanchez-Hood, de 15 anos, Canadá, durante uma sessão especial para crianças e jovens promovida pela ONU em 2002:“O que precisamos é de bons professores que nos levem a questionar-nos a nós próprios e sobre o que sabemos acerca do mundo, e que construam comunidades nas escolas. Bons professores é o que nós precisamos.”
(Carlos Silva Gomes)

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Os Princípios da Unesco



O Fenómeno da Globalização condicionou, de alguma forma, a actividade humana, reflectindo-se nas grandes movimentações de população e no aumento das disparidades entre as nações.
Por sua vez, a diversidade linguística utilizada como um meio de comunicação, permite com que no plano nacional e internacional as pessoas comuniquem entre si.
Numa sociedade à escala mundial, torna-se fundamental transformar a educação num princípio elementar para o desenvolvimento dos povos. O conhecer o mundo, permitirá a cada pessoa conhecer-se a si mesmo, bem como aos outros. A educação tem, uma especial responsabilidade na edificação dum mundo mais solidário, aceitar e reconhecer as diferenças e semelhanças de outras culturas.
A educação deve ser um factor de coesão, tendo em conta a diversidade dos indivíduos e dos grupos humanos.
As escolas associadas da Unesco procuram manter este principio orientador nas diferentes vertentes do aprender a ser, a fazer, a conhecer e a viver juntos. Cada um de nós poderá, nas diferentes funções do dia-a-dia, contribuir para que isto se torne uma realidade.
A Unesco serve a promoção da Paz e da Compreensão entre os homens, pois valoriza a educação como espírito de concórdia, como vontade dum querer viver juntos respeitando as diferenças culturais.

Tornar o mundo mais colorido

No dia 27 de Março, último dia de aulas do 2º Período, realizou-se um Cordão Humano com toda a comunidade Educativa sobre o lema: Faz da tua vida um Arco – íris de Esperança! Lançaram-se duas pombas com algumas mensagens e alguns balões, simbolizando que devemos preencher a nossa vida com muita cor!... Cada um de nós é responsável por tornar o mundo mais colorido, com mais esperança e optimismo.
Aqui fica o registo deste momento...

quarta-feira, 11 de março de 2009


A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization). Foi criada em 1945, com a adopção do Acto Constitutivo a 16 de Novembro. O seu principal objectivo é o de contribuir para a paz, desenvolvimento humano e segurança no mundo, promovendo o pluralismo, reconhecendo e conservando a diversidade, promovendo a autonomia e a participação na sociedade do conhecimento. Tem sede em Paris e dispõe de escritórios regionais e nacionais em vários países. Tratando-se de uma agência especializada das Nações Unidas, as suas línguas oficiais são o inglês, o francês, o espanhol, o russo, o árabe e o chinês.
Objectivos estratégicos:
-Educação;
-Promover a educação como direito fundamental, estabelecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos;

-Melhorar a qualidade da educação através da diversificação dos seus conteúdos, métodos e a promoção dos valores partilhados universalmente;

-Promover a experimentação, a inovação a difusão e utilização partilhada da informação e melhores práticas, assim como o diálogo sobre políticas em matéria de educação.

A UNESCO conta com 191 Estados-membros e 6 Estados Associados.