O Fenómeno da Globalização condicionou, de alguma forma, a actividade humana, reflectindo-se nas grandes movimentações de população e no aumento das disparidades entre as nações.
Por sua vez, a diversidade linguística utilizada como um meio de comunicação, permite com que no plano nacional e internacional as pessoas comuniquem entre si.
Numa sociedade à escala mundial, torna-se fundamental transformar a educação num princípio elementar para o desenvolvimento dos povos. O conhecer o mundo, permitirá a cada pessoa conhecer-se a si mesmo, bem como aos outros. A educação tem, uma especial responsabilidade na edificação dum mundo mais solidário, aceitar e reconhecer as diferenças e semelhanças de outras culturas.
A educação deve ser um factor de coesão, tendo em conta a diversidade dos indivíduos e dos grupos humanos.
As escolas associadas da Unesco procuram manter este principio orientador nas diferentes vertentes do aprender a ser, a fazer, a conhecer e a viver juntos. Cada um de nós poderá, nas diferentes funções do dia-a-dia, contribuir para que isto se torne uma realidade.
A Unesco serve a promoção da Paz e da Compreensão entre os homens, pois valoriza a educação como espírito de concórdia, como vontade dum querer viver juntos respeitando as diferenças culturais.