quinta-feira, 3 de março de 2011

Dia da Não Violência Escolar e da Paz


Eis um desafio que foi lançado para as escolas do Agrupamento e que se prendeu com a construção da Corrente da Paz com a colaboração dos alunos matriculados na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica das três escolas e seus professores.
D. Carlos Ximenes Belo, diz: “ A escola é um espaço privilegiado para lançar a semente e criar condições para construir um mundo mais humano, onde deve imperar a paz, o respeito e reconhecimento pelos outros.”
O mundo de hoje é assolado por violências e guerras que comprometem a realização da paz, e por mudanças sociais e culturais que põem em risco a solidez da paz já alcançada. É um valor urgente, pois sem ela não há desenvolvimento humano integral, harmónico, durável e sustentado.
A Natureza da Paz requer empenho da humanidade, a todos os níveis e de múltiplas formas, como por exemplo: a formação da consciência pessoal e social, o respeito pelo próximo, a valorização do diálogo entre culturas e as relações entre os povos e nações, imbuídas de justiça e solidariedade.“Pelos seus actos os reconhecereis.” (Mt.7,20) Todos juntos podemos fazer a diferença!
Aqui fica uma amostra da corrente que foi construida pelas três Escolas do Agrupamento
A professora de EMRC da Escola Básica Dr. Abranches Ferrão: Estela Cristina Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário