terça-feira, 11 de outubro de 2011

LEVANTA-TE E ATUA CONTRA A POBREZA E PELOS OBJETIVOS DO MILÉNIO





A iniciativa "Levanta-te e Actua" começou em 2006, ano em que 23 milhões de pessoas se Levantaram contra a Pobreza; no ano seguinte, 43 milhões de pessoas Levantaram-se e Fizeram-se Ouvir.
Esta mobilização surge numa altura em que se estão a tentar encontrar centenas de milhares de milhões de dólares para socorrer instituições financeiras e banqueiros ricos, enquanto a cimeira de emergência sobre os ODM realizada nas Nações Unidas em finais de Setembro apenas conseguiu gerar compromissos no valor de 16 mil milhões de dólares para pôr fim à pobreza. Grande parte deste dinheiro virá do sector privado e de organizações não governamentais e existem algumas dúvidas sobre se os compromissos agora assumidos pelos governos representarão fundos para além dos que já haviam sido prometidos anteriormente. Os participantes na campanha "Levanta-te e Actua" vão enviar aos dirigentes mundiais uma mensagem muito clara, dizendo que, poucas semanas após terem assumido novamente o compromisso de agir no sentido de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, milhões de cidadãos estão a acompanhar a sua acção e exigirão que honrem as suas promessas.
“Não irão continuar a permanecer passivos, enquanto 50 000 pessoas morrem todos os dias de doenças evitáveis", disse Salil Shetty, Director da Campanha do Milénio. Esta acção tem que ver com a solidariedade entre homens, mulheres e crianças de países ricos e pobres; tem que ver com assumir responsabilidade por aquilo que nós próprios podemos modificar e com pedir contas aos dirigentes que não cumpram as suas promessas", disse Sylvia Borren, Co-Presidente da aliança Apelo Mundial à Acção contra a Pobreza (GCAP).
No dia 17 de Outubro de 2011, próxima 2ª feira, na Escola Secundária de Seia, Sede do Agrupamento das Escolas de Seia, no Dia Mundial de Erradicação da Pobreza, mais de trezentas pessoas da comunidade educativa irão no intervalo das 10:00 10:30, unir-se neste movimento, mostrando um cartão vermelho à pobreza extrema. Vamos estar também presentes e em conjunto apelar para a mudança, para uma nova consciência!
Programa
9.55 Receção aos convidados 10:00 Reunião no Polivalente previamente decorado
10:05 Visionamento de um filme sobre os objetivos do Milénio
10:15 Leitura do manifesto
10:16 Todos em pé mostram cartão vermelho à pobreza
10:20 Interpretação musical
10.25 Recolha dos cartões para contabilização dos participantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário